sexta-feira, 31 de maio de 2013

Google Glass e seus concorrentes




Parece um óculos, mas é muito mais do que isso. O Google Glass é um computador em forma de óculos que permite a interação dos usuários com diversos conteúdos em realidade aumentada.  O acessório é capaz de tirar fotos a partir de comandos de voz, enviar mensagens instantâneas e realizar videoconferências, por exemplo.

Com lançamento previsto apenas para 2014, atualmente o produto está em fase de teste. Foram vendidas apenas duas mil unidades da primeira versão, chamada Explorer. Somente quem se cadastrou no Google I/O, evento para desenvolvedores, conseguiu comprar o gadget que está sendo vendido a um valor equivalente a R$ 3 mil.

Por enquanto o Google Glass ainda está em fase de experimentação e com pouca conectividade on-line. Os poucos sortudos que puderam testar o produto relatam que você vê uma pequena tela no seu campo de visão, mas que não atrapalha a enxergar. O acessório funciona com comandos de voz, sempre iniciados pela frase “Ok Glass”.

Mixed Reality headset – Canon


A Canon fez um lançamento parecido: o Mixed Reality Headset (MREAL). Especialista em câmeras fotográficas, a Canon produziu um headset que é voltado para empresas e consumidores com grande poder aquisitivo. Seu preço é 100 vezes maior que o do Google. A empresa justifica o valor afirmando que seu produto é direcionado primeiramente para museus, fabricantes de automóveis e universidades.
O MREAL também funciona com realidade aumentada. Basta colocar o headset e posicionar suas telas, que são pequenas televisões, para ver objetos e detalhes em 3D na sua frente.
  
Vuzix Smart Glasses M100 – Vuzix


Não muito conhecida do público brasileiro, o Vuzix já vende há algum tempo o Vuzix Smart Glasses M100. Contém um microfone, fone de ouvido, câmera, sensores de movimento e GPS. Ainda possui Bluetooth e Wi-fi para que seja ligado a um celular.

Quando se fala em óculos inteligentes, lembramos logo do Google Glass. Mas outras empresas já entraram com pedidos de patentes para projetos similares, como a Apple, a Microsoft e a Olympus.


Nenhum comentário: